Série “Dicas do INCC”: segundo episódio fala da implementação de projetos de ciência cidadã nas escolas
Janaina Dutra Gonzalez, doutoranda e Mestre em Ensino de Ciências (UFABC), com orientação de Natalia Ghilardi-Lopes, vice-coordenadora do INCC, é a convidada do episódio

O Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), lança o segundo episódio da série “Dicas do INCC”, com o tema: “como aplicar projetos de ciência cidadã em escolas”. Veiculada inicialmente nas redes sociais do INCC, a série traz como convidada Janaina Dutra Gonzalez, doutoranda da Universidade Federal do ABC (UFABC), sob orientação de Natalia Ghilardi-Lopes, vice-coordenadora do INCC.
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Um dos pontos fundamentais, comenta Janaina, são os processos de formação dos professores. Segundo ela, é fundamental ter o contato e a vivência com a ciência e os protocolos de aplicação de pesquisas para o bom desenvolvimento do projeto.
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“Os projetos de ciência cidadã podem ser aplicados desde o ensino fundamental até o médio. Há evidências que sustentam isso”, diz Janaina. E com isso, a professora e pesquisadora comenta sobre o protagonismo dos estudantes que coletam os dados, elaboram perguntas de pesquisa, produzem análises e, também, fazem ações de divulgação.
Dica 4: Estimule o protagonismo dos estudantes;
Os estudantes podem formular perguntas, colher dados e amostras, fazer análises e, além disso, são protagonistas de ações de divulgação, como em feiras dentro da própria escola. +
— INCT – Ciência Cidadã (@inctcienciacidada.bsky.social) 1 de março de 2025 às 14:49
Janaina é bióloga, com especialização em Microbiologia e Docência do Ensino de Ciências. Professora de Ciências e Iniciação Científica há mais de 20 anos. Vivência na elaboração de currículo, elaboração de materiais didáticos e formação de professores. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã e Conservação Ambiental da UFABC (CitSci UFABC)