Menu

Novo episódio da série “Dicas do INCC” traz o passo a passo para se tornar um cientista cidadão

Este é o quarto episódio da série e está disponível, na íntegra, no Instagram @inctcienciaciada, juntamente com os episódios anteriores

Por Joana Giacomassa e Gabriel Domingos

 

Nesta sexta-feira (23), o INCC divulgou o quarto episódio da série “Dicas do INCC”. Na nova edição, conversamos com o professor e pesquisador membro do INCC, Adolf Kruger. Adolf é biólogo pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e professor na rede estadual de ensino no Paraná. Membro da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), Adolf possui milhares de registros em plataformas digitais de ciência cidadã. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por INCT – Ciência Cidadã (@inctcienciacidada)

O tema da nova edição é “8 dicas para amantes da natureza se tornarem cientistas cidadãos”. Ou seja, as dicas são voltadas para pessoas comuns que gostam de observar, fotografar e estudar a natureza que nos cerca. Se você se identifica com essa definição, fique de olho nas dicas do INCC com Adolf Kruger!

Parte fundamental, segundo o professor, é manter um engajamento no trabalho. Muitas vezes, comenta Adolf, a pessoa não tem noção de que possui um registro com valor científico. Por isso, é fundamental que ela mantenha uma rotina, acesse boas plataformas e se mantenha engajada.

Tudo fica melhor com amigos

Biólogo de formação, Adolf tem interesse na observação da natureza “desde criança”. Um passo fundamental, porém, para ingressar nas pesquisas e práticas de ciência cidadã foi encontrar amigos. Segundo Adolf, logo nas primeiras saídas para observação, ainda de aves, ele encontrou colegas interessados na atividade e isso fez com que unissem forças em novos projetos e, também, em saídas para observação de aves e, agora, borboletas.

O pesquisador foi um dos organizadores do 7º Encontro de Observação de Borboletas e Mariposas. Ele mantém observações regulares em sua casa e já registrou mais de 250 espécies diferentes. Confira alguns dos registros de Adolf: 

 

As dicas completas e os demais episódios da série “Dicas do INCC” você confere no Instagram: @inctcienciacidada.

Compartilhe: