“Comunicação na Ciência Cidadã” é o tema da 7ª edição do ciclo de diálogos do INCC
A partir de exemplos e discussões com especialistas e divulgadores científicos, esta edição vai mostrar como a comunicação é aliada da ciência cidadã

Por Alice Lira Lima, Joana Giacomassa, Karen Sailer e Luan Alves
Como tornar projetos científicos mais visíveis, compreendidos e apoiados? Essa e outras perguntas guiam a 7ª edição do ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã”, que terá como tema “Comunicação na ciência cidadã”.
Realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã (INCC), o webinário acontecerá em 21 de agosto (quinta-feira), às 17h, com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube, no canal da instituição executora do INCC – o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Entre os convidados estão Alba Lívia Tallon, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma); José Carlos Fernandes, professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Larissa Paiva, do Time Larittrix e embaixadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A mediação será feita por Luana Rocha, bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Comunicação como aliada
Nesta edição, o diálogo tem como foco a importância da comunicação como aliada na promoção e no fortalecimento da ciência cidadã. Para isso, o webinário contará com a participação de especialistas com experiências diversas e complementares na popularização científica, engajamento social e extensão universitária.
Alba Lívia Tallon, analista em C&T no Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), abrirá reflexões sobre como a comunicação pode ampliar o impacto social dos projetos de ciência cidadã. Com trajetória em jornalismo científico e doutorado em Comunicação, Alba propõe uma provocação: que pesquisadores e coordenadores de projetos ocupem os espaços públicos com informação acessível, confiável e estrategicamente disseminada.
“Penetrar espaços midiáticos é ampliar seu alcance na sociedade”, afirma, acrescentando que a visibilidade favorece o reconhecimento desses projetos para além da comunidade acadêmica, o que fortalece o apoio social e as possibilidades de financiamento e captação de recursos.
O jornalista e professor José Carlos Fernandes irá abordar o conceito de dialogicidade, fundamentado no pensamento do educador Paulo Freire, como base para a interação com parceiros em ações extensionistas, e que exige interpretação do desejo do outro.
“O que o outro diz com aquilo que fala? É um trabalho fenomenológico e um exercício de linguagem. A escuta não é para satisfazer vontades, mas para entender e interpretar”, explica. Ele propõe a dialogicidade como uma prática política, estética e ética que transforma o saber em algo compartilhado e construído coletivamente: “coloca o saber à mesa, para ser servido”.
A jovem cientista e comunicadora Larissa Paiva, conhecida como Larittrix, compartilhará sua experiência de atuação como cientista cidadã. Aos 20 anos, ela já impactou milhares de estudantes e lidera projetos de divulgação científica voltados para crianças e jovens, principalmente do interior do Ceará, onde nasceu. Ela irá mostrar, a partir das suas vivências e ações, como a ciência pode ser acessível, engajadora e transformadora, especialmente quando comunicada por quem também representa esses públicos. Defensora do lema “Levar a Ciência para as pessoas e levar as pessoas para a Ciência”, Larissa é estudante de Pedagogia e acredita que a tecnologia, a educação e a inclusão devem caminhar juntas.
A mediação do encontro será feita por Luana Rocha, bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e integrante da equipe da plataforma Cívis. Com experiência em gestão de projetos de ciência cidadã, Luana também atua na Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) e integra a linha de pesquisa e atuação 5 do INCC, dedicada à promoção de ações de comunicação e de disseminação dos resultados obtidos e das atividades desenvolvidas pelo Instituto.
Serviço
O ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã” é uma iniciativa do INCC com apoio da Capes e do CNPq, e conta com a parceria da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. As transmissões acontecem no canal do Ibict no YouTube.
- Data: 21/8
- Horário: 17h
- Link de acesso