Rede Brasileira de Ciência Cidadã apresenta relato da gestão 2023-2025 e o plano de trabalho para os próximos anos
O foco é em inclusão e formação continuada, além da parceria com o INCT de Ciência Cidadã

Por Alice Lira Lima, com apoio de Joana Giacomassa, Karen Sailer e Luan Alves
A Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) realizou, na segunda-feira (18/8), uma uma reunião aberta online que marcou a transição de gestão, com a apresentação do balanço do comitê 2023-2025 e o anúncio do plano de trabalho da nova gestão 2025-2027, que assume com o lema “Ciência para Todos, por Todos”.
A gestão que se encerra foi responsável por consolidar a presença da RBCC em diferentes frentes, com destaque para a realização do 1º Encontro Brasileiro de Ciência Cidadã em 2024 e parcerias formativas, como o curso “Dilemas na Ciência Cidadã”, em colaboração com a Universidade Federal do ABC (UFABC). Além disso, a rede se integrou a iniciativas nacionais, como a Saúde Planetária Brasil, e participou de eventos estratégicos, que fortaleceram seu papel como articuladora da ciência cidadã no país.
Ao apresentar o balanço, Sheina Koffler, cofundadora da RBCC e membro do primeiro comitê de gestão, destacou a importância de avançar em relação a alguns temas. “Precisamos melhorar a comunicação dentro da rede, mas também da rede para outros setores da sociedade. É importante incluir também pessoas que não estão no meio acadêmico e que elas se sintam representadas na ciência cidadã”.
Membro do atual comitê de gestão e pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), João Victor Lacerda reforçou que a próxima etapa será voltada à ampliação da atuação da RBCC: “Vamos dar continuidade ao que vem sendo feito. A maior parte dos nossos objetivos está ligada ao relatório da oficina de planejamento estratégico, disponível no site da RBCC”.
Entre as prioridades está a formação continuada em ciência cidadã, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), que irá fortalecer a integração entre pesquisa e sociedade, além do amadurecimento da comunicação da rede.
Leia a matéria completa sobre o encontro no site da RBCC.