Quem Somos
O Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) visa promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, de caráter inter e transdisciplinar, para o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil. A instituição executora, e também sede do projeto, é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A iniciativa conta ainda com um conjunto de instituições colaboradoras, em diferentes regiões do país e do exterior.
A Ciência Cidadã tem como foco promover o engajamento social na pesquisa, sobretudo em questões de relevância social, ambiental e territorial, sendo uma das vertentes dos movimentos pela Ciência Aberta.
O INCC estrutura-se em sete linhas de investigação e ação e reúne as principais instituições, grupos de pesquisa e pesquisadores do país atuantes na área da Ciência Cidadã, além de uma importante presença e cooperação internacional. O Instituto conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Apoio ao Pessoal de Nível Superior (Capes), na forma de bolsas e auxílio à pesquisa.
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
O INCC é um dos mais de 100 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), que se caracterizam por grandes projetos e pesquisas de longo prazo em redes nacionais e internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas, com o objetivo principal de desenvolver projetos de alto impacto científico e desenvolvimento tecnológico. O Programa INCT é desenvolvido pelo CNPq, em parceria com outros organismos de fomento à pesquisa em níveis federal e estaduais. A proposta da criação do INCC foi submetida em 2022, na Chamada INCT – CNPq nº 58/2022, e aprovada no ano seguinte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com duração prevista até dezembro de 2028.