Primeiro webinário do Ciclo Diálogos em Ciência Cidadã discute os “Desafios da Ciência Cidadã no Brasil”
No próximo dia 30/10, pesquisadoras do INCC irão debater os desafios conceituais, metodológicos, de formação e de protocolos da ciência cidadã
No próximo dia 30/10 acontece o primeiro webinário do INCT em Ciência Cidadã, o Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC). Sarita Albagli (IBICT), Natalia Ghilardi (UFABC), Blande Viana (UFBA) e Vanessa Jorge (Fiocruz) debatem os “Desafios da Ciência Cidadã no Brasil”.
Sarita Albagli é pesquisadora do IBICT, coordena o INCT de Ciência Cidadã e é membro do Conselho de Governança da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC). Ela explica que o primeiro webinário vai “apresentar e discutir os grandes eixos de pesquisa e ação do INCT de Ciência Cidadã (INCC)”. Segundo ela, o INCC tem por objetivo o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil.
Entre as temáticas do primeiro Webinário estão:
Os desafios teóricos e conceituais do debate sobre ciência cidadã, principalmente no Brasil;
Questões relacionadas ao engajamento de atores, acadêmicos ou não, em iniciativas de ciência cidadã;
Questões para a definição de protocolos, normas, sistemas e critérios de avaliação e de seus sistemas de governança, desafios éticos e legais das iniciativas de ciência cidadã;
Formação de diferentes atores sociais para o trabalho com projetos de Ciência Cidadã.
Este é o primeiro webinário do Ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã”, promovido pelo INCC. O objetivo é “atender a esses e outros questionamentos e deixar um arquivo de conhecimento para contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento da ciência cidadã”, diz Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. Natalia é bióloga e professora (UFABC), cofundadora e membro da RBCC, vice-coordenadora do INCT em Ciência Cidadã e coordenadora da Linha de Pesquisa 4 – Formação e Educação em Ciência Cidadã.
A pesquisadora reforça que os próximos cinco anos, previstos para a duração do INCC, serão de muito aprendizado para todos que praticam ou se interessam por ciência cidadã no país.
Blandina Felipe Viana, coordenadora da Linha de Pesquisa 1 – Coprodução e Engajamento Social em Ciência Cidadã destaca o momento da ciência cidadã no Brasil. Para ela, “surge um campo de pesquisa sólido, com rigor teórico e metodológico, para o estudo da ciência cidadã e será uma amostra disso que pretendemos compartilhar nesse ciclo de webinários”. Blandina é professora na UFBA, desenvolve e orienta pesquisas inter e transdisciplinares em Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Ciência Cidadã. Ela também é cofundadora da RBCC.
Blandina ainda chama a atenção para a necessidade de a comunidade ter protagonismo, “Acreditamos ser necessário incluir as pessoas como protagonistas, ampliando a participação de grupos sub-representados na identificação dos problemas e na busca de soluções”, afirma.
Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Presidência da Fiocruz, e coordenadora da Linha de Pesquisa 3 – Governança, Avaliação e Protocolos em Ciência Cidadã, lembra que existe um histórico com diversas atividades de ciência cidadã no Brasil. Segundo ela, essas iniciativas são fundamentais na área da saúde, como o projeto Vacina Maré. Essa iniciativa envolveu uma área multidisciplinar para mobilizar as pessoas da comunidade em torno da vacinação contra a covid-19.
Ciclo de Webinários “Diálogos em Ciência Cidadã”
- 1a edição: Desafios da Ciência Cidadã no Brasil
- Data: 30 de outubro de 2024.
- Horário: 16h.
- Atividade gratuita.
- Participantes: Sarita Albagli (IBICT), Natalia Ghilardi (UFABC), Blande Viana (UFBA) e Vanessa Jorge (Fiocruz).
- Certificado: durante o evento, a equipe do INCC disponibilizará link para preenchimento da lista de participação para a emissão de certificados.
Transmissão: