Metas
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Linha 1 - Coprodução e Engajamento Social em Ciência
1. Pesquisar, documentar e sistematizar as diversas estratégias de engajamento de atores envolvidos em projetos de Ciência Cidadã no Brasil, visando desenvolver uma estrutura geral (framework) para orientar as ações das iniciativas nacionais.
2. Desenvolver e realizar um teste piloto para validação do framework de coprodução.
3. Pesquisar, documentar e sistematizar iniciativas, desenvolvidas no Brasil, de coprodução entre cientistas, acadêmicos e demais atores sociais interessados em ciência, que utilizam a Ciência Cidadã como abordagem.
4. Estabelecer uma interlocução com coordenadores de projetos de Ciência Cidadã no Brasil para selecionar e avaliar estratégias de engajamento de cientistas e de demais atores sociais interessados em ciências.
5. Implementar e testar as estratégias de engajamento selecionadas, além de avaliar a sua efetividade junto às partes envolvidas.
6. Avaliar o perfil sociodemográfico, motivações e perspectivas das partes já mencionadas, em relação ao envolvimento e participação em projetos de Ciência Cidadã no Brasil, visando o desenvolvimento e aplicação de estratégias de engajamento, diversidade e inclusão.
7. Comparar as estratégias de engajamento brasileiras com os diferentes processos implementados, especificamente, na América Latina e globalmente.
8. Estabelecer espaços para diálogo entre os envolvidos em projetos de Ciência Cidadã nas diferentes etapas do processo científico, visando melhorar a qualidade do engajamento nos projetos cocriados. -
Linha 2 - Tecnologias, Ferramentas e Infraestruturas
1. Prospectar e avaliar plataformas tecnológicas brasileiras de suporte para coleta, digitalização, armazenamento, gerenciamento, processamento, compartilhamento, visualização e análise de dados e metadados em projetos de Ciência Cidadã, identificando funcionalidades e oportunidades de integração, abertura e disseminação.
2. Prospectar demandas e oportunidades e desenvolver métodos e tecnologias de aplicação da Inteligência Artificial, particularmente Aprendizado de Máquina, na Ciência Cidadã brasileira.
3. Prospectar demandas e oportunidades de uso de painéis automatizados de acompanhamento, visualização, análise e descrição de indicadores-chave a partir de dados advindos de projetos de Ciência Cidadã a serem aplicados no monitoramento e tomada de decisão em políticas públicas.
4. Disponibilizar infraestrutura computacional e informacional para incubar projetos de Ciência Cidadã que estão em processo de formatação.
5. Promover a interoperabilidade de dados nacionais e internacionais e a longevidade dos dados de projetos de Ciência Cidadã brasileiros. -
Linha 3 - Governança, Avaliação e Protocolos de Dados, Informações e Conhecimentos
1. Identificar e analisar, crítica e comparativamente, distintos formatos de governança, sistemas e fluxos decisórios, no desenho e execução de iniciativas e projetos de Ciência Cidadã, considerando a diversidade de participantes e suas desiguais posições nessas iniciativas.
2. Mapear e categorizar tipos de protocolos de coleta e curadoria de dados e informações em projetos de Ciência Cidadã, no país e no exterior, seus traços comuns e distintivos, desafios e soluções, considerando áreas, contextos e aplicações.
3. Levantar e analisar estratégias, formatos, protocolos e infraestruturas de registro, disponibilização, preservação, acesso e recuperação de dados e informações, em nível internacional, derivados de projetos e iniciativas de Ciência Cidadã, e sua aderência aos princípios da Ciência Aberta.
4. Identificar, sistematizar e analisar critérios e indicadores de avaliação e monitoramento propostos e adotados por projetos de Ciência Cidadã, em nível nacional e internacional, considerando a diversidade de áreas, contextos, focos e aplicações.
5. Desenvolver conteúdos e realizar atividades para a capacitação de cientistas e pesquisadores cidadãos, no desenho e participação em sistemas de governança, bem como na adoção de protocolos e indicadores para dados e informações, em projetos e iniciativas de Ciência Cidadã.
6. Desenhar e propor modelos de arcabouços normativos e infraestruturas para um repositório de dados de Ciência Cidadã. -
Linha 4 - Formação e Educação
1. Planejar, aplicar e avaliar processos de formação inicial e continuada em Ciência Cidadã e voluntariado para e com diferentes atores sociais em espaços formais e não formais, com base em experiências de projetos em andamento na área.
2. Planejar, aplicar e avaliar processos de formação inicial e continuada em Ciência Cidadã voltados para pesquisadores e coordenadores de projetos na área.
3. Investigar a eficácia dos processos de formação para a promoção de aprendizagens individuais e sociais em Ciência Cidadã, como avaliação de interesses, motivações, engajamento, autoeficácia, conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes.
4. Investigar a eficácia dos materiais de apoio à formação e ao engajamento inicial e continuado dos cientistas cidadãos para a promoção de aprendizagens individuais e sociais no âmbito.
5. Promover instâncias de formação em diferentes formatos, linguagens e duração voltados ao uso de plataformas e de dados de Ciência Cidadã e à condução de protocolos de coleta de dados em campo. -
Linha 5 - Disseminação Social e Subsídios a Políticas
1. Produzir materiais, em diferentes formatos, para a capacitação de cientistas e pesquisadores cidadãos, no desenho e participação em sistemas de governança, bem como na adoção de protocolos de dados e informações, em projetos e iniciativas de Ciência Cidadã.
2. Produzir e publicar materiais de apoio em diferentes linguagens e plataformas para a sensibilização sobre a importância e a formação em Ciência Cidadã.
3. Planejar ações e preparar materiais para a informação e a sensibilização acerca da Ciência Cidadã, destinados às agências públicas e privadas de apoio e fomento à pesquisa.
4. Produzir press releases e materiais em diferentes linguagens e plataformas para a comunicação sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Instituto e os resultados alcançados.
5. Avaliar o perfil sociodemográfico de participantes de projetos de Ciência Cidadã e as estratégias empregadas para a inclusão de grupos pouco representados, a fim de produzir recomendações de boas práticas e embasar políticas voltadas para inclusão e diversidade em Ciência Cidadã.
6. Publicar materiais contendo diretrizes para a disponibilização dos dados obtidos em plataformas abertas e de uso público. -
Linha 6 - Arcabouço Teórico-Conceitual
1. Reconhecer o estado da arte do debate sobre o conceito de Ciência Cidadã, em nível internacional, seus pontos de convergência e divergência, bem como termos análogos e alternativos, identificando exemplos práticos demonstrativos da diversidade de concepções.
2. Mapear e analisar as linhas teóricas e metodológicas que antecedem e tangenciam o conceito de Ciência Cidadã, especialmente no arcabouço teórico de países do Norte Global, a América Latina em particular.
3. Mapear políticas públicas e normativas institucionais para a Ciência Cidadã, identificando suas estratégias e concepções. -
Linha 7 - Gestão, Articulação e Internacionalização
1. Promover workshops internacionais bianuais para a troca de saberes e experiências, ampliação e fortalecimento de cooperação e construção colaborativa de propostas, visando a sustentabilidade a longo prazo do Instituto.
2. Promover seminários entre os participantes atuantes nas diferentes Linhas de Pesquisa e Ação, visando promover a circulação de informações, as sinergias e a transversalidade de seus resultados, bem como ações conjuntas.
3. Promover a mobilidade e intercâmbio de pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros para que possam trocar experiências e promover o avanço da Ciência Cidadã como um campo acadêmico no Brasil.
4. Apoiar a preparação e realização das reuniões de acompanhamento do Instituto.