L4 – Formação e Educação
A linha de “Formação e Educação” tem como foco a formação de diferentes atores sociais para o trabalho com projetos de Ciência Cidadã que sejam aderentes aos princípios norteadores do campo e às particularidades inerentes à diversidade de contextos socioeconômicos e ambientais brasileiros. Presentes em espaços educacionais diversos e com diferentes níveis de ensino, os atores sociais podem ser estudantes, professores, pesquisadores, tomadores de decisão, comunidades tradicionais, entre outros.
Dessa forma, o trabalho do grupo será com ênfase no planejamento e na realização de processos formativos, na produção de materiais educacionais de apoio e na pesquisa sobre as aprendizagens proporcionadas por esses processos e materiais.
Pesquisas relacionadas
Coordenadores
-
Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Bióloga e professora (UFABC). Co-fundadora e membro da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Vice-coordenadora do INCT em Ciência Cidadã (CNPq) e coordenadora do projeto de pesquisa "Ciência aberta e cidadã nas escolas" (FAPESP e CNPq). -
Nijima Novello Rumenos
Bióloga e pedagoga. Atualmente professora da Unesp e coordenadora do projeto de extensão “Clube da Mata”. Pesquisadora do projeto de Educação Ambiental Sintrópica (FAPESP) e co-fundadora e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização (GEPEASA). -
Rodrigo Arantes Reis
Biólogo e professor da UFPR. Articulador do NAPI Paraná Faz Ciência. Coordenador do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola. Coordenador do Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR.
Membros
-
Adolf Carl Kruger
Biólogo pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da rede estadual do Paraná. -
Bianca Darski Silva
Bióloga, mestre em zoologia e doutora em ecologia. Atua no Núcleo de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Mamirauá. É co-fundadora da Rede Conexões Amazônicas e atua na área de divulgação científica e educação ambiental. -
Eduardo Roberto Alexandrino
Biólogo, doutorado em Ecologia Aplicada. Ensino, extensão e pesquisa científica em ornitologia, ciência cidadã, birdwatching, ecologia, conservação. Pesquisador - INMA (2019 – 2021), LEMaC/ESALQ/USP (2022 – atual), Cornell Lab of Ornithology (2023-2024). -
Emerson Joucoski
Doutor em Ensino de Ciências pela USP, mestre em Física pela UFPR (área de Física Atômica e Molecular). Docente na UFPR (Setor Litoral), com coordenação de inúmeros projetos de ensino voltados à educação pública, divulgação científica e popularização da ciência e xadrez escolar. Realiza pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores, de divulgação científica, na área de políticas públicas no Laboratório de Análise de Redes (LAR) e dá apoio às estatísticas de vários grupos de pesquisa da UFPR. -
Fabiana Oliveira da Silva
Ecóloga aplicada e docente adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando no ensino de Biologia para cursos de Ciências Agrárias, e no programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA-UFS). -
Flávia Virginio
Bióloga, Doutora em Ciências, Pesquisadora e Curadora da Coleção Entomológica do Instituto/Fundação Butantan, docente e orientadora credenciada no Programa de Especialização em Animais de Interesse em Saúde, bem como coordenadora de cursos de extensão universitária na ESIB. Pesquisa, orienta e leciona sobre temas diversos dentro do escopo “Saúde Única”. -
Karlla Vanessa de Camargo Barbosa
Bióloga, mestre em conservação da biodiversidade e sustentabilidade e doutora em zoologia. Trabalha com conservação das aves utilizando ciência cidadã desde 2015. -
Maria de Lourdes Spazziani
Professora Livre Docente do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista – Unesp professora do PPG Educação para a Ciência – Unesp -Faculdade de Ciências – Bauru/SP, Brasil. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização – Gepeasa -
Pedro Bravo
Professor de Epistemologia e Filosofia da Ciência da UFABC. Tem especial interesse pelo desenvolvimento de uma ciência socialmente mais responsável. -
Sheina Koffler
Bióloga e doutora em Ecologia. Trabalha com ciência cidadã desde 2018, com experiência em implementação de projetos e avaliação de aprendizagem, engajamento e qualidade de dados. Co-fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC).
Colaboradores
-
Eduardo Toito Garcia
Designer instrucional com foco em formação para projetos de Ciência Cidadã. Experiência em brand design,UX,design gráfico, game design e social media. Criativo, sempre buscando aprender e desenvolver habilidades em arte, design e tecnologia. -
Isabela Maria Seabra de Lima
Formada em Ciências Biológicas (UERJ), especialista em Educação e Divulgação em Ciências (IFES), mestre em Oceanografia (PPGOCN-UERJ) e doutora em Ecologia e Evolução (PPGEE-UERJ). É professora da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e bolsista do INCC. -
Joselaine Setlik
Graduada em Física pela UFPR e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, com período sanduíche na CUNY. Realizou pós-doutorado no IFPR em colaboração com a UPorto. Atua na linha de Formação e Educação do INCC. -
Larissa de Araújo Kawabe
Graduada em C&T e em Ciências Biológicas (UFABC), mestra e doutoranda (PPGEVD-UFABC), professora (USCS), co-fundadora da RBCC, coordenadora do Projeto De Olho na Costa (@deolhonacosta) e atual conteudista da Linha 4 - Formação e Educação do INCC.