Menu

L2 – Tecnologias, Ferramentas e Infraestruturas

A linha de “Tecnologias, Ferramentas e Infraestrutura” atua com o foco de prospectar a base técnica e tecnológica que vem sendo requerida e adotada em iniciativas de Ciência Cidadã. Dentre as soluções, infraestruturas e dispositivos utilizados nesse âmbito estão as tecnologias e ferramentas digitais de coleta, registro e recuperação de dados; as ferramentas de (geo)visualização; os repositórios e bases de dados; e o uso de inteligência artificial.

Atividades

Além da prospecção, o grupo promove, ainda, a avaliação de plataformas brasileiras de Ciência Cidadã e a análise do seu potencial de integração em nível internacional. Da mesma forma, a linha é responsável por estudar soluções baseadas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para a resolução de problemas e necessidades e para a criação de subsídios a políticas públicas.

Coordenadores

  • Angelo Conrado Loula

    Professor da UEFS. Doutor em Engenharia de Computação pela UNICAMP. Interesses de pesquisa em Inteligência Artificial, ciência de dados, aprendizado de máquina, humanidades digitais, cognição artificial, e computação aplicada à ciência, arte e tecnologia.
  • Bruno de Carvalho Albertini

    Graduado em Engenharia de Computação, com mestrado (2007) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2012) na área de Arquitetura de Computadores. Atualmente exerce o cargo de Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Membros

  • Tiago Emmanuel Nunes Braga

    Atual diretor do Ibict, possui formação multidisciplinar nas áreas de tecnologia, educação e ciência da informação. Atua com Ciência Cidadã desde 2018 tendo coordenado e colaborado com projetos com impacto nacional e internacional.