Menu

L1 – Coprodução e Engajamento Social em Iniciativas de Ciência Cidadã

A Linha de Coprodução e engajamento social em iniciativas de ciência cidadã tem como principal desafio teórico e metodológico favorecer o engajamento de diversos atores diversos – acadêmicos e não acadêmicos, que possuem diferentes bases epistemológicas e perspectivas, em iniciativas de ciência cidadã, com diferentes tipologias.

Atividades
A atuação da linha está focada na pesquisa, documentação, sistematização de informações, análises e reflexões teórico-metodológicas, visando:
– Estabelecer espaços de diálogo entre os diversos atores sociais – acadêmicos e não acadêmicos – com o propósito de promover um entendimento mútuo e colaborativo e aprimorar o engajamento em iniciativas de ciência cidadã, incluindo as iniciativas co-criadas conduzidas sob os princípios e bases teóricas das pesquisas transdisciplinares de coprodução;
– Investigar e analisar as diversas estratégias de engajamento e iniciativas de coprodução transdisciplinar entre os diversos atores sociais — acadêmicos e não acadêmicos — adotadas pelos projetos de Ciência Cidadã no Brasil e na América Latina, visando estabelecer uma estrutura geral e diretrizes básicas para ampliar a escala e orientar o desenvolvimento de novas iniciativas na região, a partir de metodologias quali-quantitativas.

– Aplicar a estrutura geral e as diretrizes básicas de engajamento e coprodução, desenvolvidas por essas investigações, em estudos de caso (algumas iniciativas de ciência cidadã), para avaliar seu impacto.

Pesquisas relacionadas

Coordenadores

  • Blandina Felipe Viana

    Bióloga, agrônoma e doutora em ecologia. Professora Titular na UFBA. Desenvolve e orienta pesquisas inter e transdisciplinares em Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Ciência Cidadã. Cofundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.
  • Allan Yu Iwama

    Engenheiro ambiental. Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Ambiente e Sociedade. ​Atua em pesquisa/ensino/extensão em temas de ciência cidadã, gestão de risco de desastres e adaptação às mudanças climáticas.

Membros

  • Carmen Regina Mendes

    Engenheira agrônoma, doutora em Ecologia, pesquisadora associada da Associação Aliança Tropical de Pesquisa da Água-TWRA, grupo de pesquisa CNPq AquaRipara, atuando em monitoramento participativo de qualidade da água desde 2018.
  • Cinthia Mendonça

    Cinthia Mendonça é artista, pesquisadora e vive na Serra da Mantiqueira. Atuou como bailarina, possui bacharelado em Direção Teatral pela UFRJ, é mestra em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ. É diretora da Silo - Arte e Latitude Rural, uma organização da sociedade civil fundada em 2017 que promove o diálogo entre o campo e a cidade, por meio da arte, ciência e tecnologia. A Organização tem uma linha de programas, desenvolvidos com metodologias próprias, que visam estimular o cruzamento entre saberes populares e científicos.
  • Eugenia Rodrigues

    Professora no departamento de Science, Technology and Innovation Studies, School of Social and Political Science, Universidade de Edimburgo. É diretora do Mestrado em Science and Technology in Society e co-diretora do Centre for Science, Knowledge and Policy at Edinburgh (SKAPE). Com formação em Sociologia nas Universidades de Coimbra, Portugal (licenciatura e mestrado) e York, Reino Unido (doutoramento), investiga temas ligados à participação pública em ciência e tecnologia, ciência e saberes contextualizados, e a democratização do conhecimento, aplicados em particular nas áreas ambientais e das alterações climáticas.
  • Fabiana Oliveira da Silva

    Ecóloga aplicada e docente adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando no ensino de Biologia para cursos de Ciências Agrárias, e no programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA-UFS).
  • Flávia Virginio

    Bióloga, Doutora em Ciências, Pesquisadora e Curadora da Coleção Entomológica do Instituto/Fundação Butantan, docente e orientadora credenciada no Programa de Especialização em Animais de Interesse em Saúde, bem como coordenadora de cursos de extensão universitária na ESIB. Pesquisa, orienta e leciona sobre temas diversos dentro do escopo “Saúde Única”.
  • Francisco Araos

    Professor de Antropología na Universidad de Chile. Doutor em Ambiente e Sociedade, UNICAMP. Sua pesquisa se concentra na governança ambiental e nas dimensões culturais da biodiversidade, a través de metodologías colaborativas e de ciencia cidadã.
  • Guilherme O. Longo

    Professor e pesquisador no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN, desenvolve atividades de pesquisa e divulgação científica na área de ecologia marinha. Criador do perfil de ciência-cidadã #DeOlhoNosCorais no Instagram.
  • Juliana Silva França

    Pesquisadora de pós-doutorado na UFMG. Licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Desde 2013 desenvolve projetos de monitoramento participativo de qualidade de águas com foco na educação básica.
  • Maria Carmen Lemos

    Professora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Universidade de Michigan, Ann Arbor e Pesquisadora Visitante Sênior de Políticas Públicas no Centro Udall para Estudos de Políticas Públicas na Universidade do Arizona.  Dr. Lemos tem Mestrado e Doutorado em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT.
  • Sheina Koffler

    Bióloga e doutora em Ecologia. Trabalha com ciência cidadã desde 2018, com experiência em implementação de projetos e avaliação de aprendizagem, engajamento e qualidade de dados. Co-fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC).
  • Ricardo Tezini Minoti

    Biólogo (UFSCar), Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP) e Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. Atua no controle da poluição da água, monitoramento de sistemas hídricos e em Limnologia.
  • Yurij Castelfranchi

    Yurij Castelfranchi (Juri Castelfranchi) é professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pesquisador produtividade CNPq. É doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Física (Università degli Studi La Sapienza, Roma, Itália), mestrado em Comunicação da Ciência (SISSA - International School for Advanced Studies, Trieste, Itália). É autor de 6 livros, 2 dos quais com tradução em diversos idiomas. Atualmente, coordena o Observatório interdisciplinar InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência),é pesquisador do Instituto Nacional para Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia(INCT-CPCT), e coordenador do Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG, o "Amerek". Atualmente é o coordenador do programa e pós-graduação em sociologia da UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: STS (Science and Technology Studies), sociologia da ciência e da tecnologia, comunicação pública da ciência, divulgação científica, jornalismo científico e ambiental, percepção pública da ciência e tecnologia, apropriação e participação social em CTI, desinformação em ciência, tecnologia e saúde

Colaboradores

  • Jeferson Gabriel da Encarnação Coutinho

    Biólogo, especialista em Meio Ambiente e Agroecologia, Mestre e Doutor em Ecologia. Tem experiência na área de Ecologia Aplicada e Polinização. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia.
  • Julianna Toyota Arita

    Formada em Gestão Ambiental pela USP e mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Pesquisas Ambientais. Tem experiência em ciência cidadã por meio do programa Sargassum Watch. Atualmente, bolsista DTI-B da Linha 1 do INCC.