Menu

Integração e planejamento marcam o 1º Encontro de Pesquisa do INCC

Evento inédito reuniu coordenadores e bolsistas de todas as linhas de pesquisa para compartilhar avanços, discutir desafios e planejar ações futuras.

Por Joana Giacomassa, com apoio de Karen Sailer, Alice Lima e Luan Alves  | Foto de destaque: Joana Giacomassa 

No dia 14 de agosto de 2025, o Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) promoveu seu primeiro Encontro de Pesquisa. O evento aconteceu em São Bernardo do Campo, São Paulo.  Com o foco de apresentar objetivos e resultados e discutir os próximos passos, coordenadores e bolsistas de seis Linhas de Pesquisa e Ação reuniram-se no Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Em conjunto e ao longo de todo o dia, apresentaram os primeiros resultados, discutiram estratégias, metodologias e alternativas para aprimorar processos e lidar com os desafios em cada uma das linhas e suas possíveis sinergias e articulações. 

A Linha 1, coordenada por Blandina Felipe Viana e Allan Yu Iwama, trouxe discussões sobre as estratégias e lições de engajamento e participação das iniciativas de ciência cidadã, especialmente aquelas conduzidas no Brasil e na América Latina.  Foram apresentadas as pesquisas de Jeferson Coutinho (Bolsista Capes de Pós-Doutorado) e Julianna Toyota Arita (Bolsista DTI CNPq).

Apresentação “Investigando a Ciência Cidadã: Estratégias de Engajamento Social no Brasil e na América Latina”, da Linha 1/ Foto: Joana Giacomassa

Em seguida, a Linha 2, sob a coordenação de Angelo Loula e Bruno Albertini, apresentou as questões relacionadas às ferramentas, tecnologias e infraestruturas necessárias e em uso por iniciativas de ciência cidadã, especialmente as infraestruturas de dados e as possibilidades e desafios da inteligência artificial na ciência cidadã. Foi apresentado o Plano de Trabalho e abertura da seleção de Bolsista DTI CNPq.

Coordenada por Vanessa Jorge, Anne Clinio e Sarita Albagli, a Linha 3 contou com a fala de Luca Schirru (Bolsista Capes de Pós-Doutorado) sobre os aspectos legais do uso de dados em projetos de ciência cidadã, a partir do mapeamento e revisão bibliográfica. As coordenadoras também falaram sobre protocolos, normas e seus sistemas de governança, tema que será tratado por Bolsista Capes de Pós-Doutorado a ser selecionada/o, e a articulação interna entre todas as demais linhas de pesquisa do INCC. 

A Linha 4, por sua vez, coordenada por Natalia Ghilardi-Lopes, Nijima Novello Rumenos e Rodrigo Arantes Reis, apresentou os resultados de pesquisa sobre iniciativas de formação e educação em ciência cidadã. Joselaine Setlik (Bolsista de Pós-Doutorado Capes) apresentou os resultados de sua revisão de literatura que mapeou treinamentos e processos de aprendizagem em ciência cidadã. Eduardo Toito e Nestor Oliveira (Bolsistas CNPq DTI) apresentaram os materiais que estão em desenvolvimento para as atividades formativas do INCC.. 

A respeito do arcabouço teórico-conceitual, que diz respeito à Linha 6, coordenada por Sarita Albagli e Pedro Bravo, as discussões incluíram as investigações em curso a respeito do conceito de ciência cidadã e seus usos por comunidades tradicionais, apresentadas por Monique Oliveira e Ana Gabriela de Jesus Araujo (Bolsistas de Pós-Doutorado Capes).  

Por fim, a Linha 7, de Gestão, Articulação e Internacionalização, contou com as falas de Walter Eler do Couto (Bolsista de Pós-Doutorado Capes), a respeito da enquete sobre ciência cidadã no Brasil, e Gabriela Pegler sobre o uso do Zotero e possíveis repositórios de dados para memória técnica das atividades de pesquisa do INCC. 

Na foto, Walter do Couto, Anne Clinio e Vanessa Jorge/ Foto: Joana Giacomassa

Todos os participantes, incluindo coordenadores e bolsistas, enfatizaram sua satisfação e a importância do contato direto e presencial entre integrantes e pesquisadores de outras linhas possibilitado no primeiro Encontro de Pesquisa do INCC. “Foi muito importante para atualizações sobre o andamento das atividades e para definições conjuntas sobre o futuro das ações do INCC”, disse Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, vice-coordenadora do INCC. 

Sarita Albagli, coordenadora do INCC, conversa com os participantes do evento/ Foto: Joana Giacomassa

Sarita Albagli, coordenadora do INCC, destacou que “foi uma oportunidade de obter contribuições e trocas de conhecimentos e aprendizados entre as diferentes Linhas do INCC e planejar os legados advindos de suas pesquisas e ações”.

No dia seguinte, sexta-feira (15), o Comitê Gestor e demais representantes das linhas de pesquisa e ação do INCT de Ciência Cidadã (INCC) também se reuniram para pensar o planejamento estratégico do Instituto de 2025/2026 a partir de todos os resultados e atualizações apresentados pelos participantes das linhas. 

Reunião do Comitê Gestor/ Foto: Joana Giacomassa

Confira, abaixo, a galeria de fotos do evento:

Créditos: Joana Giacomassa

Compartilhe: