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“Dicas do INCC” traz dicas de leitura para quem quer saber mais sobre Ciência Cidadã e Educação

Este é o quinto episódio da série e está disponível, na íntegra, no Instagram @inctcienciaciada, juntamente com os episódios anteriores

Por Joana Giacomassa

Nesta terça-feira (24), o INCC divulgou o quinto episódio da série “Dicas do INCC”. Na nova edição, conversamos com a bióloga, professora (UFABC), co-fundadora e membro da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, vice-coordenadora do INCC e coordenadora do projeto de pesquisa “Ciência aberta e cidadã nas escolas” (FAPESP e CNPq), Natália Pirani Ghilardi-Lopes.  

O tema da nova edição é “5 dicas de leitura para quem quer saber mais sobre Ciência Cidadã e Educação com Natalia Ghilardi-Lopes”. Ou seja, as dicas são voltadas para pessoas que querem se aprofundar no tema a partir de leituras que detalham os processos de projetos de ciência cidadã em parceria com a educação. Confira o post no Instagram:

 

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Reunimos, a seguir, os links de acesso para os materiais indicados por Natália: 

Dica 1: Boletim do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão – série INMA

Este número temático do Boletim do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão – série INMA, editado pela Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), reúne artigos que exploram a interseção entre ciência cidadã e a conservação e sustentabilidade da Mata Atlântica sob perspectivas teóricas e aplicadas. 

GHILARDI-LOPES, N.P., GONZALEZ, J.D, MONTEIRO, G.B., BEZERRA, J.A., ROQUE, D.R.R., JOUCOSKI, E., MENDES, M., BRUM, D.L., REIS, R.A., 2024. Ciência cidadã para a promoção da educação científica em escolas: um relato de múltiplos casos. Boletim do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão – Série INMA, v. 01, n. 02, p. 14-24.  Disponível em: https://www.gov.br/inma/pt-br/assuntos/publicacoes/BMBML_N2_Setembro_2024_completo.pdf  

Dica 2: STEM Education Hub: educação científica nas escolas: conexões entre Brasil e Reino Unido. 

O STEM Education Hub promoveu em parceria com o British Council e o King´s College London, em agosto de 2021, o seminário “Ciência Cidadã e Educação Básica: como criar projetos de participação escolar em pesquisa científica?”. Na ocasião, além de experiências práticas de como promover uma interlocução entre ciência e cidadania, também foram explicados os conceitos da Ciência Cidadã, suas aplicações e dimensões. 

GHILARDI-LOPES, N.P., 2022. Ciência feita em parceria: conceito de ciência cidadã aposta em dimensão participativa do aprendizado, na sociedade e nas escolas. In: STEM Education Hub: educação científica nas escolas: conexões entre Brasil e Reino Unido. 1. ed. p. 8-15. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/stem_education_hub_-_educacao_cientifica_nas_escolas_conexoes_entre_brasil_e_reino_unido.pdf 

Dica 3: Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. 

A série visa apresentar informações atualizadas e embasadas cientificamente sobre ciência, conservação ambiental e biodiversidade. Além disso, cada livro da série visa apresentar um projeto de ciência cidadã atualmente em andamento no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado no município de Santa Teresa (Espírito Santo), bem como atividades que podem ser desenvolvidas em escolas da educação básica para o ensino dos conteúdos relacionados aos projetos. Confira as publicações da série:  

Alexandrino, E. R. (2023). Investigando aves que vivem próximas de nós. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.11237799

Barreto-Lima, A. F., & Lima, I. M. S. (2023). Aprendendo ciência no rastro dos répteis. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.11237752

Braga, L. (2023). Borboletar: um voo para a ciência. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.4710222;  

Lacerda, J. V. A., Santos, A. Z., & Lima, I. M. S. (2023). Coaxos de ciência e educação. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.11237659;  

Lima, I. M. S., Lacerda, J. V. A., Gonçalves, A., & Ghilardi-Lopes, N. P. (2023). Trilhando ciência na Mata Atlântica: vamos aprender juntos?. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.11235122

Zocca, C., & Lima, I. M. S. (2023). Entre as folhas das bromélias: pesquisando os anfíbios. In Ghilardi-Lopes, N.P.; Lima, I.M.S. (Eds) Série Ciência Cidadã na Mata Atlântica. Santa Teresa/ES: Instituto Nacional da Mata Atlântica. https://doi.org/10.5281/zenodo.11237709

Dica 4: Série Sequências de Ensino-Aprendizagem com Ciência Cidadã

Conhecendo o ciclo de vida das angiospermas por meio da ciência cidadã; Conhecendo a biodiversidade da escola por meio de um projeto de ciência cidadã cocriado; Do desperdício à sustentabilidade: educação alimentar sustentável a partir da ciência cidadã. Confira as publicações da série: 

Monteiro, G., & Ghilardi-Lopes, N. (2024). Conhecendo o ciclo de vida das angiospermas por meio da ciência cidadã. In Ghilardi-Lopes, N.P. (Org) Série Sequências de Ensino-Aprendizagem com Ciência Cidadã. Santo André: Ed. dos Autores. https://doi.org/10.5281/zenodo.10594216;

Gonzalez, J. D., & Ghilardi-Lopes, N. P. (2024). Conhecendo a biodiversidade da escola por meio de um projeto de ciência cidadã cocriado. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.11077632 

Bezerra, J. A., & Ghilardi-Lopes, N. (2024). Do desperdício à sustentabilidade: educação alimentar sustentável a partir da ciência cidadã. In Ghilardi-Lopes, N.P. (Org) Série Sequências de Ensino-Aprendizagem com Ciência Cidadã. Santo André: Ed. das Autoras. https://doi.org/10.5281/zenodo.10601787

Dica 5: Guias de campo do Programa Interinstitucional de ciência cidadã na escola

Os Guias de Campo são publicações de apoio dos protocolos do PICCE. Seu objetivo é fornecer subsídios para as atividades realizadas em campo por professores e estudantes da rede estadual de ensino. São diversos os guias disponíveis, como Guia de Campo Cobertura do Solo; Guia de Campo Lixo na Praia e Lixo nos Rios; Guia de Campo Solos e Desastres Naturais; Guia de Campo Observando e Identificando Insetos; e muito mais. 

Acesse em: https://picce.ufpr.br/guias-de-campo/ 

Os demais episódios da série “Dicas do INCC”, você pode acessar através do Instagram: @inctcienciacidada.

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