Em seu primeiro webinário em inglês, INCC debate “Filosofia da Ciência Cidadã”
Terceiro webinário do ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã” teve convidados internacionais

O terceiro webinário do ciclo “Diálogos em Ciência Cidadã”, promovido pelo Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), foi ao ar na última segunda-feira (10). Este foi o primeiro evento que recebeu convidados internacionais e teve transmissão em inglês. No evento, os participantes discutiram a “Filosofia da Ciência Cidadã”.
Kevin C. Elliott, professor na Michigan State University, abriu o evento da última segunda-feira e fez uma apresentação sobre os valores na ciência cidadã e preocupações éticas, tais como: a qualidade de dados obtidos e possíveis conflitos de interesse.
Segundo Kevin, há uma preocupação de que a ciência cidadã colete dados menos rigorosos, ou de menor qualidade. Para ele, é possível responder a essa preocupação com treinamentos e validação criteriosa dos dados coletados.
— INCT – Ciência Cidadã (@INCT_CC) February 10, 2025
Kevin também explica que os valores relacionados à pesquisa aparecem na construção do projeto. Isso acontece quando os pesquisadores colocam as perguntas de pesquisa, quando elaboram as categorias de análise e, também, nas escolhas que fazem para modular cada projeto. “Um exemplo é quando os pesquisadores têm de reunir dados e informações e fornecer uma base para os formuladores de políticas públicas sobre assuntos como substâncias químicas na agricultura”, diz.
Depois de Kevin, foi a vez de ouvir Lisa M. Rasmussen, professora no Departamento de Filosofia da University of North Carolina at Charlotte e editora-chefe do periódico Accountability in Research. Em sua fala, a pesquisadora tratou de questões éticas da ciência cidadã e explicou que esses projetos podem ter uma ligação com as instituições formais e, também, podem ser projetos fora da estrutura institucional já conhecida.
Segundo Lisa, questões éticas da ciência cidadã são encontradas em pesquisas das ciências tradicionais, tais como: pesquisas sobre as humanidade ou em biosegurança. Há, também questões que apontam para uma nova ética, exemplo: a ciência cidadã deve buscar a neutralidade?
— INCT – Ciência Cidadã (@INCT_CC) February 10, 2025
Pedro Bravo, professor de Epistemologia e Filosofia da Ciência na Universidade Federal do ABC (UFABC), e também um dos organizadores deste webinário, foi o último a falar. Segundo Pedro, os projetos em ciência cidadã têm gerado bons resultados, exemplos: novos dados em biodiversidade e melhoria nas habilidades de investigação científica das pessoas.
Pedro apresentou resultados e discussões de uma pesquisa que conduziu fazendo uma revisão de literatura sobre os aspectos da natureza da ciência. De acordo com o pesquisador, esse conhecimento é importante para que as pessoas tenham um maior envolvimento crítico com os resultados científicos.
O INCC vai disponibilizar, nos próximos dias, o webinário completo no canal do YouTube (@INCTCienciaCidada) com legendas em português. Para não perder, se inscreva no canal do INCC.
O próximo webinário do ciclo está em produção e será organizado pela Linha 1: Coprodução e Engajamento Social em Iniciativas de Ciência Cidadã. Se inscreva para receber todas as novidades do ciclo de webinários e acompanhe as redes sociais do INCC para mais informações.